domingo, 15 de abril de 2012

NOVA MAQUETE 03

Olá Amigos

Na última postagem desse nosso Blog, vimos que para aumentarmos o comprimento das linhas de nossa Nova Maquete, além de tudo mais descrito anteriormente, podemos fazer a maquete em mais de um nível.
Alguns podem entender que fazer uma maquete em mais de um nível, seria fazer uma linha elevada, sobre uma ponte, por exemplo, mas não é isso que eu estou querendo descrever aqui.
Quando digo que podemos fazer a maquete em mais de um nível quero dizer que o nosso tablado pode ter mais de um nível, como se fossem duas maquete sobrepostas, sendo que o nível mais baixo terá partes visíveis e escondidase funcionará como uma extensão da parte superior e o nível de cima será a parte mais operacional, onde faremos a maior parte do cenário, mas que será totalmente integrada ao nível inferior de modo que este possa fazer parte do traçado, oferecendo mais uma opção de circulação dos trens na maquete.
As partes visíveis do nível inferior deverão ser trabalhadas de modo a se adequarem funcionalmente e fazerem parte do cenário visível e as partes mais escondidas terão a finalidade de dar mais tempo de circulação para os nossos trens, ou seja, nos ajudarão a aumentar o comprimento de nossas linhas para que nossos trens fiquem circulando por mais tempo em nosso traçado, mas de modo que, não precisem ser visiveis por todo o tempo de observação de nosso cenário.
Nessa parte não visivel de nossa maquete, podemos ter pátios escondidos, onde vários trens formados, podem ficar estacionados esperando a vez de poderem entrar no traçado visível e serem operados.
Quando observamos uma ferrovia real, não veremos os trens durante todo o nosso tempo de observação. Os trens desaparecem ao entrar em túneis, somem por alguns momentos ao passarem por trás de uma montanha e é isso que tentaremos reporduzir em nossa maquete em dois ou mais níveis.
Há algum tempo, venho trabalhando em um projeto de construção de uma maquete para mim mesmo e já tenho um projeto praticamente pronto e é esse projeto que pretendo descrever a partir de agora nesse meu Blog.
Nesse projeto tentei colocar algumas das técnicas e conceitos que venho descrevendo nos artigos postados anteriormente nesse blog, ou seja, como fazer uma maquete que mesmo parecendo um oval, não funcione necessariamente como um oval ou funcione como um oval se assim for o desejo do operador. Teremos uma maquete com traçado pera a pera com uma linha singela ligando as duas peras, onde um trem ou mais trens possam circular conjuntamente.
Uma das peras ficará no nível inferior, onde também haverá um pátio com duas ou mais linhas  e um oval, onde os trens poderão circular independentemente do trens que estiverem funcionando no nível superior.

No desenho acima temos a representação do nível inferior em uma projeção 3D. Em azul, temos as linhas que formam a pera e em lilaz as linhas do oval propriamente dito com o pátio escondido associado.
No desenho acima acrescetamos, em destaque, a linha de subida para o nível superior, representada na cor vermelha.

Acima temos uma vista do nível superior da maquete. Em vermelho podemos observar as linhas que forma, um oval com seus pátios assiciados  e em azul a pera de reversão do nível superior, também com seus pátios associados.
No desenho acima, podemos finalmente observar todo o traçado da maquete com seus dois níveis.
Nas próximas postagens, vamos analizar mais detalhes desse traçado.

Até lá!

Saudações
J.Oscar