segunda-feira, 3 de agosto de 2020

CONSTRUINDO UMA ROTUNDA REALISTA COM DEPÓSITOS DE LOCOMOTIVAS FRATESCHI - ADDENDUM

Olá Amigos!

E aqui estou, mais uma vez.

"Quem é vivo, sempre aparece". Mas duas vezes em tão pouco tempo! O que está acontecendo!?

A pandemia, por pior que isso seja, ainda está aí e vamos esperar que não seja por muito mais tempo e que a cada dia, o número de infectados comece a diminuir e por consequência, as mortes por causa da doença comecem também a cair. 
Enquanto isso não acontece, devemos fazer a nossa parte.Quem puder, Fique Em Casa, junto com os seus. 
Use Máscara. É incomodo, dá agonia, não podemos respirar normalmente, mas é um jeito eficaz de contribuirmos e diminuirmos a contaminação.
Use-a corretamente, tapando o nariz, a boca e as laterais do rosto. 
Higienize Suas Mãos Constantemente, lavando-as demoradamente, limpando entre os dedos e dorso da mão e até pelo menos o meio dos braços. 
Use o Álcool Gel
Dê Ajuda a Um Amigo, quando, e se  for possível.
Tomando essas precauções, todos teremos mais saúde e um tempo que podemos usar para fazer algo que seja útil, para nós mesmos ou para a comunidade.

Passemos então às explicações, portanto.

Estava eu esta noite sem sono e resolvi mexer no computador e responder a algum solicitação que porventura houvesse no meu Facebook.
Entre outros, foi o José Silva, por coincidência aqui do Rio de janeiro quem postou: 
"Dá para fazer?"
Eu respondi.

"Claro que dá! Eu fiz! Tudo que eu lembro ter feito está descrito no artigo e para fazer a construção em 3D, segui os mesmos passos que segui ao construí-la. 
Nem precisa ser com 8 garagens. Com dois kits faz-se 3 garagens, usando as partes que sobram (vou colocar esse adendo no artigo - esqueci de mencionar isso)".

E, aí é que caiu a ficha. Faltou alguma coisa e por isso esse Addendum (em latim mesmo).

Quando comecei as explicações para a construção da rotunda, falei que poderemos usar até cinco kits Frateschi, onde um seria usado para obtermos as paredes laterais e ou outros quatro para a confecção das demais paredes e que sobrariam algumas peças que poderiam ser guardadas para outros usos. Com os quatro kits, poderíamos construir uma rotunda com oito garagens. 
Mas, e se o modelista não desejar isso? Digamos que ele deseje fazer como os kits importados que vendem kits com apenas três garagens.

Com o nosso projeto, isso pode ser feito usando apenas dois kits da Frateschi e não cinco, como os necessários para oito garagens.
Mudando um pouco o diagrama de cortes, usaremos a figura acima para fazermos isso. Uma das paredes do kit deverá ser cortada como mostrado no alto da figura acima, separando-se aos dois pilares das pontas, o segundo pilar entre as paredes e ficando com uma meia parede solta. A segunda parede do kit, também deverá ter os pilares das pontas separados, uma parede dupla e uma segunda parede menor, mas com o seu pilar ainda integrado a ela. Os quatro pilares das pontas deverão ser descartados e todas as outras peças preservadas.
Observemos agora a figura acima. Inicialmente, devemos retirar as rebarbas que porventura houverem nas faces de dentro das peças para que fiquem perfeitamente apoiadas em uma superfície bem plana (sem desequilíbrios)(*). 
Juntaremos a duas peças e aplicaremos gotas de cola forte (ciano-acrilato - Super Bonder ou equivalente) nas extremidades até que possam ser manipuladas sem dobrar. Conseguindo-se isso, vamos virar a peça e fazer um reforço da colagem pela parte interna da peça, reforçando a junção com pequenas tiras de estireno, se necessário.
(*) - Na figura, vemos as janelas colocadas, mas estas só devem ser coladas na fase de acabamento depois de devidamente decoradas. Sem esse cuidado vai ser difícil apoiar as placas.

Depois dessa fase, teremos três paredes duplas, suficientes para fazermos uma rotunda de três garagens como nos kits comerciais importados.
O restante da construção segue a rotina descrita no Blog anterior. Todas as demais peças que deverão construídas para essa versão são idênticas às construídas para a versão com oito garagens.
No desenho acima, podemos ver a base para montagem das paredes e demais peças para a construção da rotunda de três garagens. Mantenham a precisão das medidas e acredito que não haverão dificuldades para a construção dessa estrutura.


Por enquanto é só, Amigos. 

Espero que tenham gostado e que o artigo acima possa lhes ser útil de alguma forma. As ideias aqui apresentadas são apenas a minha concepção de como podemos fazer uma Rotunda mais realista para ser colocada na maquete, ou como quer o amigo, para ser colocada em uma prateleira para guardar suas locomotivas.Havendo alguma outra ideia a respeito de algum tópico, ou até mesmo erros sobre como abordei algum assunto, por favor me escrevam diretamente (j.oscar03@terra.com.br) ou deixem seus comentários ao final do Blog.


Saudações


J.Oscar

domingo, 2 de agosto de 2020

CONSTRUINDO UMA ROTUNDA REALISTA COM DEPÓSITOS DE LOCOMOTIVAS FRATESCHI


Olá Amigos!

Quanto tempo, não? Mas como já disse aqui mesmo nesse Blog, "Quem é vivo, sempre aparece".

E aqui estou, mais uma vez.

A pandemia, por pior que isso seja, ainda está aí e vamos esperar que não seja por muito mais tempo e que a cada dia, o número de infectados comece a diminuir e por consequência, as mortes por causa da doença comecem também a cair. 
Enquanto isso não acontece, devemos fazer a nossa parte.
Quem puder, Fique Em Casa, junto com os seus. 
Use Máscara. É incomodo, dá agonia, não podemos respirar normalmente, mas é um jeito eficaz de contribuirmos e diminuirmos a contaminação.
Use-a corretamente, tapando o nariz, a boca e as laterais do rosto. 
Higienize Suas Mãos Constantemente, lavando-as demoradamente, limpando entre os dedos e dorso da mão e até pelo menos o meio dos braços. 
Use o Álcool Gel
Dê Ajuda a Um Amigo, quando, e se  for possível.
Tomando essas precauções, todos teremos mais saúde e um tempo que podemos usar para fazer algo que seja útil, para nós mesmos ou para a comunidade.

Eu já sou aposentado, não preciso, necessariamente, sair para trabalhar, recebo um salário ao final do mês, mas ainda tenho que trabalhar para complementar a minha renda, mas com a pandemia, minha outra fonte de renda está impossível de ser usada, pois já sou idoso, estou no grupo de risco e o risco de contaminação é alto nessa minha outra atividade e eu ainda tenho responsabilidades com meus familiares e um contágio nesse momento, seria desastroso para mim e para os meus. 
Estive recentemente, internado em uma UTI, com suspeita de estar contaminado, mas foi apenas um susto e depois de medicado, estou de volta em casa, com os meus afazeres normais. 
É chato ficar preso em casa com muito tempo livre e quanto mais tempo durar essa necessidade, mais angustiante vai ficando a passagem do tempo e sentimos que temos que fazer algo mais, além de esperar o tempo passar. É justamente isso que pretendo fazer com esse Blog.

A ROTUNDA

Conversando no Facebook com um colega iniciante no Ferromodelismo, ele postou a necessidade de saber como seriam as rotundas existentes no Brasil e eu fui pesquisar na Internet, para tentar lhe dar uma resposta. 
Imaginei que nos primórdios da nossa história ferroviária, como nossas ferrovias foram, basicamente, construídas por companhias estrangeiras, então não são muito diferentes das que podemos ver pelo mundo. 
Com algumas diferenças de construção, as nossas rotundas são basicamente uma construção circular feitas com paredes de tijolos aparentes, com telhados em "duas águas", ou seja, os telhados têm dois caimentos, um para dentro do prédio e outro para o lado de fora e um "clerestório" que nada mais é que uma parte do telhado é mais elevada e entre esses dois níveis, existe uma janela, ou venesianas, que servem para aumentar a ventilação e a iluminação interna, muito usadas em basílicas (igrejas) romanas. 
Em ferrovias além das rotundas, podemos ver clerestórios em carros de passageiros antigos (carros de passageiros com a parte central do teto mais elevada e pequenas janelas laterais para ventilação - o depósito de locomotivas da Frateschi tem um clerestório).
Desde que eu comecei a me interessar por ferrovias, sempre escutei falar sobre rotundas e como muitos, ou não, eu confundia a rotunda com o girador de locomotivas, mas são duas estruturas diferentes, apesar de sempre estarem intimamente ligadas. 
Girador de Locomotivas - Como sabemos, é composto de um poço circular, ou redondo, com uma ponte central que gira livremente em um eixo central. Sobre essa ponte, um trilho que pode ser acessado pelas laterais do poço recebe a locomotiva e a direciona, ou rotaciona a locomotiva, mudando o seu sentido para a mesma linha, ou a direciona para outras linhas, dispostas radialmente ao girador, dentro da Rotunda.
Os Giradores de Locomotivas são usados até hoje em dia e não é muito difícil encontrarmos um deles em funcionamento. O giro da ponte e consequentemente o da locomotiva, pode ser feito por meio de motores elétricos que movimentam a ponte, ou manualmente, com pessoas empurrando e girando a locomotiva estacionada sobre a ponte.


Rotunda - É um prédio circular, seja com 360º ou menos, que serve, ou serviria, como garagem para locomotivas, principalmente na era vapor. Ainda hoje, as rotundas são utilizadas como garagens para locomotivas, mesmo as diesel de última geração, se lá couberem.
No centro da rotunda, fica o girador de locomotivas que as recebe por uma linha que ultrapassa os limites do prédio principal e as direciona para as garagens que ficam dentro do prédio da rotunda.
Na foto abaixo, podemos ver a Rotunda de São João Del Rey (fonte Revista Centro-Oeste).
Existem algumas rotundas ainda em funcionamento no Brasil. Eu, pessoalmente, já visitei a de Araraquara e Cruzeiro em SP, a de Barra do Piraí no RJ e nos tempos em que andava de trens pelo Rio de Janeiro, observava o que havia sobrado da rotunda de São Diogo, na Estação Central do Brasil.
Mas vamos passar ao que interessa propriamente dito. 
O colega queria saber como eram as rotundas no Brasil, pois ele pretende construir uma para colocar seus modelos em exposição em uma prateleira e para expô-las ele queria construir uma rotunda aberta, com um número determinado de garagens. 
Quando eu estava construindo a Maquete da Fábrica, aqui no Rio de Janeiro, eu projetei e construí uma rotunda com oito garagens para colocar na maquete e apesar de isso ter sido feito há mais de quinze anos e eu não ter mais o projeto, eu resolvi tentar relembrar dele e passar para o amigo, mas depois eu pensei que isso poderia ser um bom artigo para ser publicado nesse Blog para que com isso, outras pessoas também pudessem usufruir dele, e também para que o Blog pudesse voltar a ativa, já que tem bastante tempo que não escrevo nada por aqui.

Portanto, vamos começar a descrição do projeto da nossa Rotunda.
Se você procurar na Internet poderá encontrar kits fabricados para o mundo do Ferromodelismo, principalmente para o mercado americano, ou europeu. Esses kits, normalmente, vêm com três garagens, mas podem ser expandidos com outros kits para garagens intermediárias até podendo fechar o círculo. 
No Brasil, mesmo tendo um fabricante nacional de modelos ferroviários, a Frateschi não disponibiliza um kit de uma Rotunda, mas tem, em sua linha de produtos, o Depósito de Locomotivas Frateschi.
No meu projeto inicial para a Maquete da Fábrica, poderíamos ter importado um dos kits disponíveis no exterior, mas como premissa da construção da maquete, pensávamos em usar material nacional, sempre que nos fosse possível, então eu pensei: 
Por que não tentar utilizar o kit da Frateschi e com ele, fazer uma Rotunda.
E assim eu o fiz.
O kit Frateschi vem com duas paredes de 24,5cm de comprimento, com seis janelas transparentes em cada parede, quatro folhas formam o telhado com clerestório, dois apoios centrais para o telhado e dois acabamentos para a frente e a traseira do kit. 
As paredes têm 7,5cm de altura e quatro pilares salientes que a divide em 3 sessões idênticas (o que vai nos ajudar). O kit montado, fica com 24,5cm de comprimento, 7,5cm de altura, mais o telhado e 14,3cm de largura entre as paredes (medida externa). 
Para a rotunda com oito garagens, vamos utilizar cinco kits completos. 
De um dos kits nós retiraremos as duas paredes (sem modificações) e as paredes dos demais kits serão trabalhadas para obtermos peças para fazermos as paredes da nossa rotunda. 
Como então, faremos isso?
Tomemos uma das paredes laterais e vamos separar as peças conforme vamos precisar para montagem das paredes da rotunda
Das três sessões que formam a parede vamos separar o pilar dianteiro, uma parede com duas sessões e um pilar central intacto, um segundo pilar isoladamente. Sobrará uma parede com uma sessão e o pilar traseiro, que poderá ser separado ou não (mais tarde poderemos falar sobre seu uso ou não).
Então ficaremos com uma parede dupla com pilar central, e um pilar simples. Os demais objetos vamos descartar, por enquanto e poderão ser usados em algum outro projeto.
Para o corte das peças, vamos utilizar um estilete de modelismo como o da figura a lado. 
Observe a lâmina do estilete. Ela tem um lado de corte (bem inclinado e bem amolado) e um lado não afiado (não amolado). Usaremos o lado não amolado para riscar, repetidamente, o local do corte até podermos separar as peças, sem danificar os detalhes *use uma régua metálica para guiar a lâmina, mas com cuidado podemos usar a saliência do pilar para guiar os cortes).
Temos que ter muita paciência e fazer vários cortes seguidos até atingir uma profundidade que possamos separar as peças sem danos. Observe que a base do pilar é mais larga que o resto do pilar e temos que preservar esse detalhe.
Poderia falar para usar uma serra mas esse método permite que separemos as peças sem danificar os detalhes e com muito menos rebarbas.
A peça cortada ficará como a figura abaixo.
Como a cada duas paredes (um kit) obtemos duas paredes adequadas, com os quatro kits que iremos modificar, teremos o material necessário para iniciarmos a construção da nossa Rotunda.
Como toda rotunda tem um girador de locomotivas em seu centro, estou tomando por base a construção da nossa rotunda com um Girador de Locomotivas da Frateschi. 

Na maquete da Fábrica, utilizamos um girador de locomotivas da Walthers (Cornestone), que tem um diâmetro maior que o da Frateschi e diferentemente do girador da Frateschi, ele não tem um ângulo fixo de parada (ele gira livremente, sem paradas), então pudemos usar uma medida diferente de ângulo para a rotunda da Maquete da Fábrica. 
O Girador de Locomotivas da Frateschi. - Na Maquete da Fábrica, temos uma linha em bitola estreita (HOn3) e também usamos um girador de locomotivas da Frateschi modificado. Para essa linha, cuja estação central fica perto da rotunda da estação central da linha em bitola padrão (HO). 
No girador da Frateschi, a ponte giratória tem um tempo de parada a cada vinte graus (20º). A cada vinte graus ele dá uma parada de alguns segundos e depois continua girando até a parada seguinte, vinte graus a frente e assim por diante, fazendo dezoito paradas para completar uma volta inteira. 
A ponte giratória é o pontilhão metálico (kit nº 1515) que tem vinte e dois centímetros de comprimento (22cm), de ponta a ponta. 
O poço do girador tem algo em torno de 22cm de diâmetro de modo a acomodar o pontilhão metálico e uma aba de mais ou menos 3cm de largura, fazendo com que o girador central tenha algo em torno de 25cm de diâmetro. Essas medidas são aproximadas pois não tenho o girador fisicamente em minhas mãos para ter essas medidas exatas, mas no caso de você utilizar o girador da Frateschi ou qualquer outro girador de outro fabricante, você deverá ter essas medidas para fazer os cálculos, necessários para a construção da rotunda.
As medidas do depósito de locomotivas que utilizo nesse projeto, me foram passadas pelo nosso Amigo Jonas Braga Gaudêncio e eu as utilizei para desenhar em 3D as paredes do depósito de locomotivas da Frateschi.
Depois de pronto o desenho, algumas medidas ficaram um pouco diferentes, mas eu vou utilizá-las mesmo assim para meus cálculos, para lhes dar mais rapidamente, uma ideia bem aproximada, da construção do projeto. As medidas do girador de locomotivas também foram estimadas por mim, de acordo com as características que me lembro dele.
Quando você for construir a tua rotunda, tenha em mãos essas medidas corretas, para uma maior precisão do projeto. Vamos aos dados e aos cálculos!
Medida da ponte giratória - 22,0cm (11cm de raio)
Medida da aba lateral do poço do girador - 3,0cm (estimado)
Ângulo entre as paradas do girador - 20º
Medida da parede cortada - 15,23332cm (*)
Medida do pilar - 0,5cm (5mm no topo e 7mm na base - usaremos 5mm pois se as paredes foram cortadas como sugeri, elas estarão a 5mm uma da outra ao serem coladas juntas)
(*) - O programa que utilizei para desenhar as partes do projeto em 3D, tem precisão de quatro casas decimais. Os erros nas medidas do desenho em 3D resultam da minha pressa em ter o desenho em mãos para lhes mostrar ao escrever esse artigo.
No caso de vocês, vocês terão em mãos, as peças contadas e as medidas dessas peças serão resultados da precisão com que vocês fizerem o cortes, então procurem fazer os cortes com a maior precisão possível. As medidas que vocês obtiverem devem ser usadas para os cálculos que aqui descrevo. 
Resta-nos, portanto, determinar a que distância do centro do poço do girador, colocaremos nossa primeira parede, correto!? Vamos lá!
O desenho abaixo são as medidas usadas para determinar a localização da parede ao fundo da rotunda.
Primeiramente, temos que determinar o ponto onde ficará o centro do girador, em seguida traçaremos uma linha horizontal, até um pouco depois de onde presumimos que ficará a parede da rotunda.
A seguir, marcamos o limite do poço do girador (11,0cm) e o limite da aba do girador (+3,0cm).
Em seguida, vamos traçar duas linhas paralelas a linha do centro da garagem a 7,6166cm de distância para cima e para baixo (metade da largura da parede do fundo da rotunda para cada lado - 15,23332cm).
Vamos agora traçar duas linhas, com inclinação de 10 graus, para cima e 10 graus para baixo, a partir do centro do girador.
Quando essas linhas interceptarem as duas linhas paralelas traçadas anteriormente, vamos marcar esses pontos como sendo o ponto inicial do pilar que unirá duas paredes adjacentes no fundo da rotunda.
Entretanto, nosso pilar não é um ponto apenas, ele tem uma largura determinada (5mm ou 0,5cm), então teremos que deslocar esse ponto alguns milímetros para trás de modo que seu limite de 5mm toque a linha horizontal que determina a largura da parede da garagem (**). Quando esse ponto for encontrado, teremos o ponto exato onde ficará a primeira parede da nossa rotunda (no nosso caso 44,6358cm entre o centro do girador e a parede). O pilar deve ficar com uma inclinação de 10º, ou perpendicular a linha inclinada que sai do centro do girador quando esta passa pelo seu centro. A parede seguinte deverá estar em um ângulo de 20º em relação a parede anterior e assim sucessivamente até completarmos as oito paredes da rotunda.

(**) - Observar que, se os cortes forem feitos com precisão, a base do pilar terá 7,0mm em lugar dos 5,0mm medidos no topo. Não levaremos esse detalhe em consideração porque as paredes também têm uma entrada de 1,0mm em cada lado de suas bases que encaixam nesses 1,0mm que sobram nas bases dos pilares. 
Uma sugestão que dou é que se houver a possibilidade de ser feito um desenho total da rotunda em um programa do tipo AutoCad, isso deve ser feito e usado como base para o correto posicionamento das paredes e dos pilares.
Resta também falar da colocação das paredes laterais. As paredes laterais têm um perfil diferente das paredes cortadas para fazermos as paredes do fundo. Os pilares das ponta têm um acabamento frontal e traseiro que aumenta a sua espessura. Não precisamos fazer nada quanto a isso, vamos colocá-la assim mesmo, bastando posicioná-las alinhadas paralelamente com a linha que delimita o início e final da rotunda. Ela vai determinar o comprimento da garagem que é um pouco curto, mas ainda acomoda uma locomotiva do tipo AC-44i (Frateschi), mas que ainda deixa um pouco da sua frente para fora. Locomotivas mais longas, certamente vão ficar mais expostas, principalmente se colocarmos um "bumper" no final do trilho.
Para os pilares da frente das garagens eu usei os pilares que sobraram nas partes descartadas. Foi uma engenharia Ferromodelística, cortar colar e adaptar as peças para que funcionassem direito, ou do jeito que eu pretendia, mas vocês não precisarão disso, como vou descrever mais adiante.
Nesse projeto, depois de todos esses anos, é melhor simplificar as coisas, mas isso pode ser uma "faca de dois gumes", pois na época, era muito mais fácil achar o material que vou sugerir aqui, mesmo importado, mas hoje, tomando como referência a cidade do Rio de Janeiro, onde praticamente todas as lojas de modelismo fecharam as portas, vai ser muito mais difícil achar material adequado.
Mas. como diz o ditado "Quando fecha-se uma porta, abre-se uma janela", é possível que tenham surgido outros materiais e ao escrever esse parágrafo, me veio a ideia de sugerir o uso de um material alternativo e que pode ser encontrado em outro tipo de comércio, bem mais em moda atualmente, que as lojas de Modelismo/Ferromodelismo.
Estou falando em placas de poliestireno (PS) usadas em gráficas digitais como base para mídias impressas digitalmente. Sobra muito material desse tipo, quando é feito acabamento em uma mídia desse tipo e a sobra desse material, não tem valor comercial e normalmente é descartado. Elas são encontradas em diversas espessuras, desde 0,3mm a 3mm, que eu já tenha experimentado.
O outro método, que foi o que usei na época, é usar varetas de madeira de 2mm de espessura, com perfil quadrado (2x2mm) para fazer os suportes dos telhados e de perfil retangular (2x5mm) para as vigas e pilares de acabamento das portas das garagens ou tarugos de 5x5mm para os pilares, também das portas das garagens. Não usem "balsa natural pois é muito macia. Prefiram madeiras mais rígidas para um trabalho mais forte.
Usem o gabarito mostrado mais acima para fazer os suportes do telhado. As medidas mostradas nele são as que usei no desenho 3D e são mais ou menos exatas. Monte esses suportes entre a parede dos fundos e os pilares das portas, na frente da rotunda. Compense a medidas da espessura o pilar (se 5x2mm ou 5x5mm) cortando um encaixe no topo do pilar e faceando a frente do pilar com a medida conseguida ao colocarmos a parede lateral.
No desenho acima, também podemos ver o acabamento das portas de entrada da rotunda. Suas medidas são 6,85cm de comprimento por 5,0mm de largura com 2mm de espessura. Essa medida pode variar um pouco por conta da precisão da construção, mas fica em torno desse valor.
A rotunda não tem portas, mas essas podem ser providenciadas, dependendo do gosto do construtor.
Para o suporte do telhado cujas medidas estão mostradas acima, devemos usar varetas de perfil quadrado de 2mm de espessura (2x2mm). Para os pilares das portas, julgo melhor usar perfis de madeira com 5x2mm e 7,5cm de altura.
Resta agora. fazermos um acabamento para a parte alta da parede lateral (a parte mais clara no desenho acima).
Acima, a figura mostra as medidas para fazermos a peça. Essa peça corresponde à que existe no depósito Frateschi, só que no nosso caso, ela é colocada lateralmente, do mesmo modo que os suportes para o telhado. O acabamento pode ser em tijolinhos como a parede ou podemos usar os telhados que sobraram.
Na figura acima, temos as medidas aproximadas (falar em "aproximadas" com precisão de duas casas decimais não é muito sério, mas essas medidas são as que usei para desenhar a rotunda em 3D, como veremos mais abaixo).
No desenho, na carreira de cima estão as medidas para os telhados que ficam sobre a segunda até a sétima garagem. Na carreira de baixo as medidas se referem aos telhados nas laterais da rotunda (garagens 01 e 08), que tem uma  saliência lateral de 1,5cm em relação aos telhados do centro da rotunda.
Todos os telhados também têm uma pingadeira de mais ou menos 1,5cm para fora da sua base.
Os telhados laterais direitos e esquerdos são simétricos, então as mesmas medidas servem para ambos os dois lados.
Outro conselho é: Se o material com que for fazer o telhado tiver uma textura (telhas, ou outro desenho qualquer) centralizem o padrão de corte pela medida vertical, perpendicular à base, senão a textura ficará inclinada se for referenciada pela lateral do desenho, como na figura acima, por exemplo.
Na rotunda da Maquete da Fábrica, eu reproduzi o madeiramento do telhado e fiz a telhas com papel ondulado, contando as telhas em medidas padrão e colocando-as uma a uma. O modelo, mais tarde, participou do Concurso Frateschi em Ribeirão Preto - SP, só não lembro se chegou a ser premiado.

Abaixo algumas vistas do projeto em 3D terminado. Podem ser feitas quantas garagens forem necessárias, ou quantas quiserem, pois como os kits vendidos no mercado, ele é toda modular e cada uma das sessões é idêntica a anterior, tendo somente que tomar cuidado com o posicionamento das paredes laterais no início e no fim do prédio.

Por enquanto é só, Amigos. 

Espero que tenham gostado e que o artigo acima possa lhes ser útil de alguma forma. As ideias aqui apresentadas são apenas a minha concepção de como podemos fazer uma Rotunda mais realista para ser colocada na maquete, ou como quer o amigo, para ser colocada em uma prateleira para guardar suas locomotivas.
Havendo alguma outra ideia a respeito de algum tópico, ou até mesmo erros sobre como abordei algum assunto, por favor me escrevam diretamente (j.oscar03@terra.com.br) ou deixem seus comentários ao final do Blog.


Saudações


J.Oscar