sábado, 7 de agosto de 2021

PARA INICIANTES - POR DENTRO DA CARCAÇA DAS LOCOMOTIVAS FRATESCHI

Olá Amigos!

E aqui estou, mais uma vez.

"Quem é vivo, sempre aparece". Desta vez, uma matéria para quem é mais iniciante, mas, antes de começarmos, um lembrete a todos..

A pandemia, por pior que isso seja, ainda está aí e vamos esperar que não seja por muito mais tempo e que a cada dia, o número de infectados comece a diminuir e por consequência, as mortes por causa da doença comecem também a cair. 
Enquanto isso não acontece, devemos, mais do que nunca, fazermos a nossa parte.
Quem puder, ou sempre que puder:
Fique Em Casa, junto com os seus.Só saia de casa quando for estritamente necessário. 
Use Sempre a Máscara. É incomodo, dá agonia, não podemos respirar normalmente, mas é um jeito eficaz de contribuirmos e diminuirmos a contaminação.
Use-a Máscara corretamente, tapando o nariz, a boca e as laterais do rosto. 
Higienize Suas Mãos Constantemente, lavando-as demoradamente, limpando entre os dedos e dorso da mão e até pelo menos o meio dos braços. 
Use o Álcool Gel
Dê Ajuda a Um Amigo, quando, e se  for possível. Ajude alguém sempre que for possível.

Tomando essas precauções, todos teremos mais saúde e um tempo que podemos usar para fazer algo que seja útil, para nós mesmos ou para a comunidade.

Falando em ajudar um Amigo, dia desses, no Facebook, alguém colocou uma postagem a respeito de uma locomotiva U-20C, da Frateschi que, depois de muito tempo de funcionamento normal, resolveu dar problemas e o Amigo queria conselhos de como proceder para tentar resolver o problema.
Aparentemente, era problemas no motor ou algum outro problema nos redutores de velocidade que podiam estar travando já que a locomotiva, além de andar mal, também fazia barulhos estranhos.
Muita gente se prontificou a ajudar e colocou outras postagens de como proceder para tentar resolver o problema, mas o nosso Amigo, ainda bastante inexperiente, dizia que temia não conseguir, pois nem desmontar a locomotiva, ele tinha convicção de que conseguiria.
Eu mesmo coloquei uma extensa postagem tentando ajudar, mas sempre falta alguma coisa e só palavras, muitas vezes não resolve o problema.
Então resolvi fazer mais este Blog, agora com algumas imagens, e tentar dar mais subsídios ao Amigo de como resolver o problema. 

A Locomotiva U 20-C

Eis então a locomotiva U-20-C da Frateschi. 
Note o pequeno retângulo preto, bem abaixo do logotipo da empresa ferroviária. É neste ponto que o chassis pode ser separado da carcaça, bastando, com os dedos ou com uma pequena chave de fendas, afastar a carcaça do chassis que ele se desprenderá da carcaça.

O Chassis - Nas figuras ao lado, vemos dois chassis típicos da Frateschi, já sem a carcaça. 
Notem a diferença entre os dois modelos. 
No de cima, já mais moderno, uma placa de circuito impresso, com resistores, está sobre o motor e na figura de baixo, mais antigo, sobre o motor, existem dois arames

metálicos que, 
fazem o papel da placa de circuito impresso do primeiro. O suporte do motor é diferente para cada um dos dois modelos.
No primeiro, pinos plásticos são inseridos em furos na placa de circuito impresso e no segundo, os arames são inseridos em sulcos no suporte do motor.

O Suporte do Motor
- Como podemos ver nas figuras acima, existem pelo menos dois tipos de suporte de motor para as locomotivas Frateschi, mais modernas. Uma para locomotivas com o sistema antigo de conexão elétrica, com arames, e outro para o tipo mais moderno com pinos que encaixam na placa de circuito impresso. 
Ao lado, podemos ver tipo mais moderno. Em ambos o encaixe do motor se dá da mesma maneira, duas protuberâncias circulares na extremidades do motor, junto ao eixo de rotação, encaixam em dois círculos no suporte do motor.
Na parte de baixo da figura, vemos duas linguetas de cada lado do suporte e essas linguetas encaixam em dois ressaltos que existem no contra peso da locomotiva, junto ao tanque de combustível no chassis.
Essas linguetas atuam como molas que dão uma certa suavidade ao funcionamento da locomotiva.
Em modelos mais antigos, sobre essas linguetas encaixavam-se no chassis, duas presilhas plásticas que davam mais rigidez ao conjunto chassis/motor.
Note que o modelo acima, é do tipo que tem os pinos para encaixar nos furos da placa de circuito impresso.

O Motor - Abaixo, podemos ver o motor que, já há bastante tempo, equipa os modelos mais modernos das locomotivas Frateschi. 

É um motor de três polos, DC, com imã permanente de ferrite, de baixo consumo, mas que dá às locomotivas Frateschi o torque suficiente para um bom funcionamento. 
Os dois cilindros de latão em seu eixo são os "Fly Weels" ou "Volantes de Inércia", que dão mais suavidade ao acelerar e desacelerar do motor. 
O motor mais antigo das locomotivas Frateschi, bem maior e com consumo muito mais alto, permitia que fossem trocadas as escovas do rotor, mas esse, mais moderno,  não tem como trocá-las já que são montadas rigidamente ao suporte plástico que fecha a carcaça do motor. Gastou as escovas, troca-se o motor inteiro.
Na parte de cima, no suporte plástico, podemos ver os dois contatos de alimentação do motor e junto a eles dois furos quadrados, na carcaça metálica por onde pode-se ter uma ideia do estado do motor, se observarmos muito centelhamento dentro do motor, é sinal que algo de ruim está acontecendo com ele e pode ser necessário a troca do motor. 
Nunca se pode/deve lubrificar o interior do motor por esses buraquinhos. O máximo que se pode fazer e aplicar gotículas de óleo lubrificante ao eixo do motor, pelo lado de fora, junto aos mancais do eixo, mas tomando-se o cuidado de não exagerar pois se esse óleo chegar ao coletor do rotor o dano pode ser irreparável, já que não se pode abrir o motor para limpá-lo. 
Motor esquentando muito, com trepidação, rotação instável e centelhando muito acentuado internamente é sinal que o motor já deu o que tinha que dar e é necessária uma troca do mesmo.
Mesmo que o motor pareça estar rodando bem sem carga, ou seja, sem nada ligado a ele, pode ser que ao ser aplicada carga seu funcionamento volte a ser errático, então sempre que for testar o motor, teste ele também com carga para ver se o funcionamento está bom nos dois modos.

O Redutor de Velocidade - Na figura abaixo podemos ver um redutor de velocidade para truques de três eixos que equipam as locomotivas Frateschi. 

Os motores usados em modelos de locomotivas têm um alto giro de rotação e usá-lo diretamente nos eixos das locomotivas não seria apropriado, então é necessário uma caixa de engrenagens, com um mecanismo de redução de velocidade do giro do motor para um funcionamento adequado. Quem faz isso é o Redutor de Velocidade. 
Dentro dos redutores, um conjunto formado por um eixo sem fim e diversas engrenagens, reduz a velocidade de giro, aumentando o torque, além de distribuir esse torque aos vários eixos de rotação dos truques.
As locomotivas da Frateschi têm tração em todos os eixos que compõem os truques.
Externamente aos redutores, também vão acoplados aos 
acabamentos dos truques, representando o sistema de suspensão e  freios nos truques de uma locomotiva.
Ao lado vemos a foto de um truque modificado/adaptado para uma locomotiva de quatro eixos aberto, mostrando o sistema de engrenagens interno.
Na torre central (da figura ao lado e na figura acima), um eixo sem fim acopla o motor ao sistema de engrenagens que distribui o movimento de rotação a todos os eixos do redutor. Todos os eixos devem rodar com a mesma velocidade, mas as engrenagem têm diversos tamanhos e posicionamentos adequados para que a rotação dos eixos seja sempre idêntica então, ao desmontar um redutor, preste muita atenção ao local onde as diversas engrenagens são colocadas para que não haja erro depois na rotação dos eixos.
Por menor que seja, qualquer detrito que se aloje entre os dente de uma dessas engrenagens, já prejudica e muito o funcionamento do redutor. Um grão muito pequeno de areia, ou de alguma substância mais dura se entrar entre os dentes de uma engrenagem pode fazer com que essa engrenagem trave ou se o dente conseguir passar por essa região, ser danificado e fazer com que o movimento fique com barulhos repetitivos, ou estalos a cada rotação do rodeiro. Ao limpá-las, use produtos que não deixem resíduos ou soltem pelos que possam se alojar entre as engrenagens.

Abrindo o Redutor de Velocidade - Os redutores de velocidade mais modernos da Frateschi têm em seu topo um lingueta tipo presilha que trava o fechamento do redutor. Na parte de baixo, o acabamento do truque, se responsabiliza por manter o redutor fechado. 

O redutor moderno é totalmente fechado, ao contrário dos mais antigos, em que a parte de baixo do mesmo era totalmente aberta, o que por um lado, facilitava a lubrificação, mas por outro, permitia que o truque aspirasse todo tipo de detrito que houvesse sobre os trilhos na maquete, que junto com a graxa usada na lubrificação, formava uma massa pegajosa que com o tempo atrapalhava o movimento dos eixos.  
Com o fechamento do truque esse problema foi solucionado, mas gerou um outro. Agora não se pode mais ter acesso às engrenagens sem desmontar o redutor. Por isso foi acrescentado um pequeno furo na lateral da torre por onde se pode introduzir uma agulha com lubrificante e despejar dentro dele o lubrificante.
Se houver a necessidade de limpar a lubrificação para colocar outra mais limpa, é necessário abrir o redutor e para isso, temos que retirar o acabamento e soltar a lingueta no topo da torre, mas antes disso, é necessário retirar os rodeiros.

Acima vemos um chassis de locomotiva Frateschi onde temos o suporte do motor, duas presilha para fixação do suporte do motor e os furos para encaixe dos redutores de velocidade. 
Como mostrado na figura anterior, no redutor existe uma protuberância que se projeta para a frente do redutor. Em baixo dessa protuberância, existe um pino plástico que se encaixa nos furos existente no chassis formando um pivot que permite o giro do redutor. 
Sobre essa protuberância, fica o eixo do Sem Fim em cujo receptáculo é encaixado o eixo de acoplamento com o motor (Ver figura mais acima). 
Para a retirada do redutor, precisamos forçar  o redutor para baixo. A protuberância tem uma certa flexibilidade, o suficiente para que o pino do pivot, saia do orifício do chassis e em seguida devemos puxá-lo para trás, o que livra definitivamente o pivot do furo no chassis. 
Com o pivot fora do orifício no chassis, os eixos de acoplamento com o motor podem ser facilmente retirados de seus receptáculos.
A parte posterior da torre do sem fim, vai encostar no final da abertura no chassis e ainda não vai liberar totalmente a protuberância sobre o pino pivot, mas basta girar um pouco o redutor que a protuberância vai passar facilmente pelo canto quadrado da abertura no chassis.
Cada modelo de locomotiva da Frateschi tem um formato e tamanho diferente, mas basicamente vamos encontrar esses mesmos detalhes em todos eles, independente dos modelos das locomotivas.

Acima, temos uma imagem de um chassis completamente montado de uma locomotiva Frateschi de 3 eixos.
Como descrito no texto, podemos encontrar os dois redutores de velocidade, com seus respectivos acabamentos dos truques, os dois eixos cardan, os dois Fly Wheels, o suporte do motor e os dois arames de montagem do circuito elétrico da locomotiva.
O chassis plástico é uma peça única, onde todos os demais componentes que completam a parte mecânica da locomotiva estão montados.
Separando-se a carcaça do chassis, todas as demais peças mecânicas da locomotiva estarão presas aos chassis, assim como todas as peças que compõem a parte elétrica da locomotiva. 
No exemplo acima, a parte elétrica é composta por duas barras metálicas, que fazem a ligação elétrica dos demais componentes. Nas locomotivas mais modernas, essa montagem foi substituída por uma placa de circuito impresso, alojada sobre o suporte do motor.

Para terminarmos, vamos a uma vista da placa de circuito elétrico que as locomotivas mais modernas da Frateschi trazem.
Na placa elétrica das locomotivas Fratecschi mostrada ao lado, podemos ver nas duas pontas, os contatos para ligação dos fios que trazem energia dos trilhos e entre eles, os dois contatos onde são ligados os LEDs para os faróis das locomotivas.
No centro da placa podemos ver o resistor de proteção para os LEDs. A Frateschi, nessa montagem, usa apenas um resistor para os dois LEDs, então, como eles acendem conforme a direção da locomotiva, eles são montados de modo invertido para cada um dos lados. 
Um pouco mais abaixo do centro da placa, temos os dois pontos onde são ligados os fios que alimentam o motor da locomotiva. Não há indicação de polaridade do motor então, se após a ligação do motor, a locomotiva andar com o sentido inverso, basta inverter a ligação  desses dois fios que ela voltará a andar na direção correta. 

Por enquanto é só, Amigos. 

Espero que tenham gostado e que o artigo acima possa lhes ser útil de alguma forma. 
As ideias aqui apresentadas são apenas a minha concepção de como podemos fazer uma estrutura mais realista para ser colocada na maquete.
Havendo alguma outra ideia a respeito de algum tópico, ou até mesmo erros sobre como abordei algum assunto, por favor escrevam-me diretamente (j.oscar03@terra.com.br) ou deixem seus comentários ao final do Blog.


Saudações


J.Oscar