quinta-feira, 23 de junho de 2016

INFELIZMENTE, UMA NOTA TRISTE

Olá Amigos!

Prometi que haveria outros Blogs sobre a adaptação do Econami ECO-100, mas infelizmente, hoje durante a fase de testes e ajustes dos CVs, aconteceu um acidente e um dos terminais do auto falante encostou em um dos trilhos da bancada de testes e
PUFFF!!!!! o decoder explodiu. Tá mortinho da silva. 
Então, cumpre-me pedir desculpas, pois até que eu possa comprar um novo, o restante do Blog sobre o assunto irá atrasar um pouco.
Estou agora tomando coragem apara iniciar uma nova instalação de outro decoder de som em uma Athearn SD 40-2, mas para evitar novos acidentes, vou ter que providenciar modificações em minha rotina e na bancada de testes, então tenham paciência que ainda virá alguma coisa no futuro.

Saudações

J.Oscar

quarta-feira, 22 de junho de 2016

DECODER SOUNDTRAXX ECONAMI ECO-100 APRESENTAÇÃO, INSTALAÇÃO E AJUSTES NA FRATESCHI GE AC-44i - PARTE 01

Olá Amigos!

Há algum tempo venho descrevendo, nesse meu Blog, as instalações de decoders em várias locomotivas e nos últimos dois, na Frateschi AC-44i.
Fizemos uma primeira instalação na minha AC-44i e depois, em um segundo Blog, descrevi a instalação, em um outra locomotiva de um amigo, na qual fiz uma modificação nas ligações das saídas de luzes da locomotiva acrescentando, além das que foram feitas na instalação anterior, a instalação de uma luz de cabine, acionada pela função F6. 
Desta vez vou tentar mostrar essas mesmas etapas para a instalação de um decoder de som (Soundtraxx Econami - ECO 100), substituindo a instalação anterior do decoder Lais DCC e tentarei descrever os ajustes necessários para que o decoder funcione com as mesmas características colocadas na instalação anterior, além de acrescentar o som, é claro.
Pode parecer redundante e até mesmo simples fazer essa instalação, já que, a princípio, de diferente, teríamos apenas o acréscimo da ligação do som, mas o decoder Econami ECO 100, tem um leque de particularidades interessantes, um manual de instalação bem mais complexo que o Lais Dcc e um mapa de funções bem diferente do que podemos ver no decoder anterior e para colocarmos em funcionamento as mesmas funções, vai requerer um entendimento bem mais completo do manual de instruções.
Para essa instalação precisei buscar na Internet quatro manuais que serão muito úteis na instalação, além do folheto que vem com o decoder.
1 - http://www.soundtraxx.com/manuals/Sound-Selection_Diesel.pdf
Este manual, com quatro páginas, dá uma explanação geral do decoder e está resumidamente apresentado no decorrer desse Blog.

2 - http://www.soundtraxx.com/.../Econami-Diesel-Tech...
Este manual, com 106 páginas, fornece uma explicação detalhada do funcionamento do decoder e seus ajustes.

3 - http://www.soundtraxx.com/.../Econami_Diesel_Users_Guide.pdf
Este manual, com 58 páginas de informações sobre programação básica e avançada é umka ajuda bastante eficazpara uma primeira apresentação do decoder.

4 - http://www.soundtraxx.com/.../Econami-Diesel-Quick-Start...
Este, com oito páginas, serve de guia para encontrar nos demais os assuntosa mais pertinentes para uma instalação do decoder.

A leitura atenta desses manuais dará ao modelista um entendimento bastante completo da estrutura de instalação do decoder e seus ajustes, portanto antes de darmos o primeiro passo no serviço, precisaremos fazer uma leitura atenta dos manuais. 

APRESENTANDO O DECODER ECONAMI ECO-100

O decoder Econami ECO 100, tem uma estrutura, um pouco diferente dos decoders mais comuns no nosso mercado e algumas de suas saídas estão designadas para fios de cores diferentes, além de que, seu mapa de funções apresenta algumas diferenças em relação ao que estamos mais acostumados.


Acima podemos ver o esquema de ligação do decoder Soundtraxx Econami ECO-100.
Imediatamente podemos notar algumas diferenças na cores dos fios e suas funções.
De um lado, temos:
Vermelho/Preto - Captação de energia dos trilhos
Laranja e Cinza - Motor
Amarelo - Farol traseiro
Branco - Farol dianteiro
Azul - Comum para as saídas de funções (positivo (+))
Verde/Amarelo - Comum da fonte de alimentação interna (negativo (-))
Do outro lado, temos:
Marrom - Saída para a função FX4
Verde - Saida para a função FX3
Lilaz (2 fios) - Saidas para ligação do auto falante (8 Ohms - 1W)

TABELA DE FUNÇÕES

Na tabela ao lado, podemos ver todas as funções associadas a esse decoder.
De início, vemos que existem várias semelhanças com os decoders já mais conhecidos e normais. 
De F0 a F4 é idêntico aos demais decoders.
F0 - Luzes, F1 - Sino, F2 - Buzina longa, F3 - Buzina curta e o F4 - Freio dinâmico, mas nas funções F5 e F6, já podemos notar algumas diferenças o que já é um complicador para a instalação que queremos fazer em nossa locomotiva.
Sabemos que cada fabricante tem o direito de criar seu mapa de funções e normalmente os botões F5 e F6 estão associados a efeitos de luz, mas neste foram acrescentados dois efeitos bastante interessantes e que é bastante importante serem preservados do jeito que estão.
No nosso decoder Econami, o F5 e F6 funcionam como um acelerador e desacelerador do som do motor diesel da nossa locomotiva. O uso mais imediato é simular um teste de carga, com a locomotiva parada em uma oficina ou um pátio.
Com o botão F5, a cada toque no botão (no MRC são precisos dois toques seguidos para que ele funcione), o motor acelera do ponto um (Idle) até o ponto 8 (aceleração máxima). 
Com o botão F6, a cada toque (idem ao item anterior para o MRC), ele vai desacelerando do ponto 8 até o ponto 1. Novo toque no botão F6, o motor entra em processo de desligamento, até a parada total.
Um novo toque no botão F5, inicia-se novamente o processo de partida do motor, estabilizando no ponto 1 (Idle).
Uma outra utilização dessa função seria simular uma aceleração do motor em um trem  carregado em uma rampa. 
Como sabemos, não existe uma relação direta entre a velocidade do trem e o ruído de aceleração do motor.
Dependendo da solicitação de carga da locomotiva o motor pode ser acelerado ou desacelerado para uma mesma velocidade e no nosso caso, em uma velocidade constante, podemos através desses botões acelerar e desacelerar o ruído do motor, sem necessidade de aumentar a velocidade da locomotiva.
Quando estivermos andando pela maquete, o controle de velocidade do trem terá que ser feito pelo controle de velocidade normal do nosso controlador DCC. Estas funções, do F5 e F6, aumentam apenas o ruído de aceleração do motor, mas não interferem na velocidade da locomotiva.
Seguindo com a descrição dos boitões de função temos:
F7 - Dimmer, que diminui o brilho de todas as luzes acesas na locomotiva.
F8 - Mute, silencia o ruído do motor. Ao ser novamente apertado volta com o ruído no mesmo nível em que foi silenciado. 
F9 - Grade Crosing Signal, é uma nova e interessante função que normalmente não é vista em outros decoders. Vejam o vídeo a seguir.
O trem, ao passar por uma passagem de nível, nos EUA, tem que emitir um toque específico que consiste de dois toques longos de buzina, saguido de um curto e um toque final longo, que deve continuar enquanto a locomotiva passa pela passagem de nível. Usar essa função nos permite dar esse toque automaticamente. 
F10, F12, F15 a F22 e F28 estão livres e podem ser usados de acordo com a vontade do modelista. 
F23 - All Aboard, ao ser acionado nos brinda com o chamado do condutor ou maquinista para que os passageiros entrem no trem e em seguida temos o ruido de portas sendo fechadas. A quantidade de portas pode ser regulada de acordo com o gosto do modelista.
F24 e F25 comandam os efeitos luminosos FX3 e FX4, correspondentes as saídas com os fios Verde e Marrom, que na nossa montagem serão ligados aos faróis auxiliares.
F26 e F27 só são utilizadas nos modelos ECO-200.

TABELAS DE BUZINAS E SINOS

Através dos CVs 120 e 121 podemos escolher o tipo de buzina que iremos colocar em nossa locomotiva. São 16 efeitos sonoros disponíveis ao gosto do modelista. Podemos "customizar" nosso modelo com a buzina real com que ele foi equipado ou escolher entre os modelos disponíveis, aquele que mais nos agradar.
Mais abaixo, podemos ver a tabela com os tipos de sinos disponíveis. Os sinos são selecionados pelos valores colocados no CV122. 
Dependendo do fabricante do modelo, existem até quatro rítimos que podemos selecionar para o sino de nossa locomotiva (Lento, Médio Lento, Médio Rápido, e Rápido). 
Os fabricantes dos modelos podem ser EMD, GE e ALCO, também temos a simulação de um sino eletrônico, um sino de bronze (Brass - com quatro rítimos), um sino de bronze pesado (Heavy Brass - também co  quatro rítimos) e finalmente um gongo.
TABELA DE MOTORES, COMPRESSORES E ENGATES

Outra característica muito interessante do decoder Econami é que, diferentemente dos decoders mais normais, ele já tem programado em si, o som de cinco motores diferentes, como podemos ver na tabela acima e que podem ser acessados através do CV123. O decoder pode ser usado em vários modelos de locomotivas e fabricantes, tanto GE, como EMD e ALCO.
Pelo CV124, podemos selecionar o compressor adequado para o fabricante de nosso modelo de locomotiva. 
Pela tabela ao lado podemos ver os vários efeitos sonoros relativos ao engate que podem ser acessados pelo CV126.
Outra característica que podemos usar no decoder Econami é que cada um dos efeitos sonoros podem ter seu volume ajustado separadamente. Cada efeito tem um CV específico que pode ser ajustado para controlar o volume do som de cada um deles. 
Os CVs utilizados para esses ajsutes, vão do CV129 a CV150 e estes CVs formam um Mixer. Depois de ajustado, cada um dos volumes individuais de cada efeito sonoro, esse Mixer pode ter seu volume final ajustado pelo CV128.

Um cuidado que devemos levar em consideração é que devemos ter cuidado ao ajustar esses sons de modo que não haja distorções na saída do Mixer. A potencia de saída para cada canal é bem limitada e volumes muito altos para várias saídas usadas ao mesmo tempo, podem gerar
ruídos e distorções indesejáveis no resultado final.
Pois bem, Amigos, essa é uma explanação inicial desse poderoso decoder. 

Nos Blogs seguintes, conforme eu for me adiantado na montagem real da locomotiva colocarei aqui os resultados do que for sendo aprendido e feito. 

Espero que gostem e que seja útil para vocês de alguma maneira.

Saudações 

J.Oscar