quarta-feira, 25 de março de 2015

QUEM É VIVO SEMPRE APARECE

Olá Amigos
 
Tem um tempão que não escrevo nada nesse meu blog, mas como diz o título acima, "Quem é vivo sempre aparece", resolvi aparecer e escrever alguma coisa.
Como muito pouca coisa interessante tem acontecido em minha vida, vou relatar aqui minhas últimas experiências com a conversão de locomotivas para o sistema DCC.
Eu tenho uma locomotiva Athearn CF-7, na qual eu coloquei um decoder DCC (MRC 1651) de motor  e luz. Funcionou perfeitamente e a conversão foi muito simples, já que a Athearn em sua linha RTR moderna, apresenta locomotivas DCC Ready, que vêm equipadas com um plug de nove pinos homologado pela NMRA e que também é usado por alguns fabricantes de decoders, como esse da MRC, então, bastou retirar uma pequena placa de circuito impresso que vem na locomotiva, com componentes que fazem o funcionamento das luzes direcionais no sistema Analógico e espetar nesse plug, o decoder DCC, e a conversão está pronta, bastando agora, recalibrar alguns parâmetros, como, um novo endereço, razão de aceleração, desaceleração e Cvs importantes, que a locomotiva passa a funcionar no sistema DCC. Se não fizer nada, a locomotiva também funcionará, só que com os parâmetros de fábrica como, por exemplo, o endereço 03.
Pois bem, recentemente, eu comprei um decoder com som, específico para o motor desse modelo de locomotiva e fiz a conversão usando o novo decoder.
Dá um pouco mais de trabalho, pois são mais componentes e alguns deles têm que ser posicionados de modo que tudo funcione perfeitamente, nos espaços disponíveis, o que não é muito fácil, mas não fiz nenhuma documentação dessa conversão, tendo apenas o resultado final filmado em um teste de bancada, como pode ser visto a seguir.
 
 
Depois disso, fiquei com um decoder de motor e luz sobrando e, também, como já tinha um outro decoder da marca Lenz, também simples, guardado há muito tempo, fiquei pensando o que fazer com eles.

Há algum tempo venho pensando em fazer a conversão de uma locomotiva antiga para DCC e eu tinha uma candidata excelente para essa tentativa. Uma locomotiva Athearn C 44-9W da C&NW que tenho a algum tempo, sendo usada no sistema Analógico.
Foto obtida na Internet
 
Era uma locomotiva relativamente nova, ainda não havia nem sido completada em sua decoração original, mas de construção antiga e cabia bem no que eu estava pensando. Resolvi então fazer a tentativa de conversão, dessa vez porém, documentando todas as fases da transformação.
O trabalho foi um sucesso e a locomotiva funcionou perfeitamente depois de convertida e foram feitos dois vídeos do trabalho de conversão.
No primeiro mostro a desmontagem da locomotiva, preparando-a para a conversão.
O vídeo pode ser visto no YouTube no endereço
 
 
No segundo vídeo, que pode ser visto no YouTube, no endereço:
mostro os passos da conversão propriamente dita, como a preparação do motor, construção de suportes, posicionamento das ligações necessárias, algumas características do decoder e algumas dicas de programação. O vídeo pode ser visto abaixo.
 

 
Espero que você apreciem essa nova postagem e também espero que esse meu Blog possa a partir de agora voltar a vida, pois tenho muitos projetos em mente e muita vontade de compartilhá-los com vocês.
 
Saudações
 
J.Oscar