domingo, 5 de junho de 2016

UMA ADAPTAÇÃO INTERESSANTE EM UM DECODER LAIS DCC EM UMA INSTALAÇÃO NA FRATESCHI AC 44i

Olá Amigos!

Há algum tempo atrás, fiz aqui um relato da instalação de um decocer Lais DCC na minha locomotiva  GE AC 44i da MRS, fabricada pela Frateschi.
Naquele relato, citei as calibrações que precisamos fazer nos CVs do decoder para que ele funcione a contento em um  controlador DCC que não seja o NCE, sendo minha narrativa mais direcionada para uso com o controlador da MRC.
Dentre essas modificações estão as necessárias mudanças nas funções dos botões F1 e F2, a associação das saídas Verde e Lilaz aos botões F5 e F6 e depois a adição de efeitos especiais a essas saídas.
Em minhas montagens, eu não gosto muito de ter os faróis associados a direção da locomotiva. Acho pouco realista que o acionamento dos faróis fiquem associados a botão de direção da locomotiva. Prefiro que os dois faróis seja acionados diretamente, esteja a locomotiva andando para frente, esteja a locomotiva andando para trás.
Do mesmo modo, o acionamento dos faróis auxiliares deveria ser feito por apenas um botão (F5 ou F6 e não ter que acionar os dois botões para que os faróis acendam). Para isso tivemos que associar os fios Verde ou Lilaz, por exemplo, à saída acionada pelo botão F5 e foi o que eu fiz.
Com essas modificações implementadas, o botão F6 fica sem função, podendo ser usado para alguma outra função se nos for possível. Do mesmo modo, não há necessidade de usarmos duas saídas (fios Branco e /ou Amarelo) para acionamento dos faróis principais da nossa locomotiva,
Fazendo isso, os faróis estão funcionando em conjunto (ver desenho abaixo), independentes da direção da locomotiva, eles podem ser ligados em uma só saída, podendo os dois LEDs ou lâmpadas, com as devidas precauções em relação a nível de corrente necessário ou a dissipação de potência dos resistores, serem ligadas a uma só das saídas (fio Branco ou Amarelo), ficando a outra saída livre.

Como podemos ver no desenho esquemático acima, a saída do farol dianteiro (fio Branco) é comum aos dois faróis (dianteiro e traseiro) e os fios de retorno dessas Lâmpadas ou LEDs, são ligados a dois resistores independentes, somente para melhor controle da corrente resultante da montagem.
Ao usarmos LEDs comuns, devemos observar a dissipação de potência sobre os resistores redutores de corrente, pois a tensão em um decoder é fixa, independente da velocidade da locomotiva e, nesse caso, dependendo da corrente que usarmos para acender os LEDs, os resistores podem não suportar a dissipação de potência sobre eles, esquentando demais, podendo super-aquecer componentes ou partes da locomotiva, próximos ou até queimar por excesso de temperatura .
O fio Amarelo, correspondente ao farol traseiro, fica livre para ser usado em outra função.
Com isso devidamente colocado em funcionamento, resta-nos apenas associar a nossa saída livre (fio Amarelo ou Branco - optei por usar o fio Amarelo) ao botão F6 (optei por deixar o ditch-light sendo acionado pelo botão F5).
Nosso Lais Dcc suporta até 100 mA em cada saída de acessórios, portanto devemos manter a corrente em cada saída em um valor o mais baixo possível. LEDs acendem com brilho suficiente com correntes de 10 mA, independente de serem de alto brilho ou comuns.
Existem a venda no nosso mercado dois tipos de Lâmpadas Tipo Grão de Arroz, que funcionam com tensão de 1,5V. Uma delas tem cerca de 2mm de diâmetro e consomem uma corrente de cerca de 36/40mA. Apesar de usarem tensão de 1,5V essas não nos servem, pois a corrente solicitada faz com que a dissipação de potência sobre os resistores ficará acima dos 250mW (miliwats) que os resistores que usamos (normalmente de 1/4W - 250mW) e resistores de maior potência, além de serem amsi difícil de encontrar, são grandes e temos limitação de espaço na nossa montagem. Se, em nossa montagem pudermos usar lâmpadas em série, esse problema pode ser minimizado e elas poderiam ser usadas, mas isso normalmente não acontece. Essas lâmpadas não encaixam diretamente nos locais dos faróis auxiliares da AC-44i e temos que aumentar o diâmetro do locais com uma broca.
O outro tipo de Lâmpadas Grão de Arroz que podemos encontrar a venda, são fabricadas pela Miniatronics (Code: 18-001-10) e têm 1,2mm de diâmetro e um consumo de 15mA, o que é bastante bom para o nosso uso. Do mesmo modo que as anteriores, a tensão resultante sobre os resistores será a mesma, mas como a corrente necessária é cerda de 1/3 da anterior, a dissipação de potência será bem menor e dentro do limite do resisto e assim podemos usá-los sem perigo de esquentar ou queimar.

AJUSTANDO OS CVs DO DECODER.

Para isso temos que ter acesso às duas tabelas ao lado e abaixo. A primeira poderia ser acessada pelo folheto que acompanhava a compra do decoder (deveria vir junto com ele, mas o colega que comprou o decoder para eu instalar em sua locomotiva recebeu, junto com ele, apenas um cartão de visitas da Paiol Modelismo), mas podemos encontra-lo na Internet, também e a segunda pode ser acessada no Lais Dcc Decoder Manual V1, que também pode ser obtido na Internet.
Na tabela ao lado, podemos ver os CVs associados ao fios Branco, Amarelo, Verde e Lilaz, correspondentes às saídas para o farol dianteiro, traseiro e as saídas controladas pelos fios Verde e Lilaz.
Inicialmente, temos que ajustar os CVs para que os faróis funcionem a contento. Como queremos que eles funcionem em ambas as direções, devemos ajustar os CVs 49 e 50 correspondentes aos fios Branco e Amarelo com o valor 32, para que eles mantenham as luzes acessas com a locomotiva andando tanto à frente como a ré, sempre que assim o quisermos. Depois podemos colocar outros valores para adicionarmos outros efeitos a essas luzes, como que descreverei mais a frente.

O segundo passo é associarmos o fio Amarelo ao botão F6 e para isso temos que olhar a segunda tabela (acima). Por ela vemos que o o acionamento dessas luzes são associados ao botão F0 e seus CVs (Nº 33 e 34) que contém os valores 1 e 2, respectivamente.
O farol frontal deixaremos sendo acionado pelo botão F0 e portanto não mudaremos seu valor, mas o farol traseiro, vamos associá-lo os botão F6, que ficou sem função, como descrito mais acima.
Pela tabela vemos que os CVs correspondentes aos botões F1 a F6 devem ter os valores 4, 8, 16, 32, 64 e 128, respectivamente. No nosso caso, temos que mudar o valor do CV34, que controla o fio Amarelo, do valor atual que é 2 para o valor 128, que corresponde ao valor necessário para que ele responda ao comando do botão F6. Bem simples, não?
Com isso, ao acionarmos o botão F6, estaremos agora acionando a saída que alimenta o fio Amarelo.
O modo de acionarmos as luzes dos faróis auxiliares com o botão F5 foi descrito no Blog anterior.
Também lá descrevemos como adicionar o efeito ditch-light que é fazer com que as luzes pisquem ao acionarmos a buzina (F2). Mesmo que nosso decoder seja sem som, nada impede que possamos ter o efeito em uma passagem de nível na nossa maquete, onde realisticamente é obrigatório o uso da buzina durante sua passagem.
Então, como ficou nossa montagem?
Os faróis dianteiro e traseiro estão acionados, conjuntamente, pelo botão F0, e não mais serão direcionais. Todos os demais efeitos disponíveis para esses farol ainda estão disponíveis para serem usados ao gosto do modelista, bastando colocarmos os valores correspondentes que podemos obter na primeira tabela.
Os faróis auxiliares estão sendo acionados pelo botão F5.
O efeito ditch-light, que é piscar os farois auxiliares alternadamente ao acionarmos a buzina, é acionado ao acionarmos o botão F2.
Agora, qual seria a função do nosso botão F6?
Podemos, por exemplo, usá-lo para iluminar a cabine da nossa locomotiva.
Podemos usá-lo para iluminarmos os number-boards independentemente do acionamento dos faróis.
Podemos usá-lo para adicionarmos um beacon-light no teto de nossa locomotiva.
Podemos adicionar um outro farol em nossa locomotiva.
Podemos usar essa saída para, em uma locomotiva a vapor, simularmos o fogo na caldeira, fazendo o luz piscar aleatoriamente.
As opções são várias e só dependem de nossa imaginação.
Voltando a nossa Tabela 11 (lá em cima!), podemos ver que o fio Amarelo, que agora é acionado pelo botão F6, é uma saída livre e também pode ter associado a ela todos os efeitos luminosos que podemos associar a qualquer uma das saídas do nosso Lais DCC. Podemos ou não, por exemplo, fazer com que ela seja funcional independente da direção tomada pela nossa locomotiva, podemos fazê-las piscar aleatoriamente, piscar como estrobe simples, duplo, flash-light e todos os efeitos descritos na tabela, conforme nossa vontade.
Outra idéia que tive e usei nessa montagem foi manter os diodos originais com que a Frateschi equipa a locomotiva.
Com o sistema de guia de luzes usado na locomotiva, devido a baixa qualidade do plástico usado e do sistema de direcionamento das luzes com os LEDs afastados dos guias de luz, a eficiência da iluminação é de baixíssima intensidade e qualidade. As luzes nem parecem que estão acesas.
Do mesmo modo que descrevi no Blog anterior, eu cortei os guias de luz dos faróis dianteiro e traseiro e no lugar de introduzir lâmpadas grão de arroz nela, usei os LEDs originaais que vêm com a locomotiva par iluminá-los.
Primeiramente, como no outro Blog, cortei parte dos guias de luz e dei um polimento na área do corte. Tirei a parte abaulada dos LEDs com uma lixa e dei um polimento na superfície resultante. Cortei um pedaço de espaguete termo retrátil e encapei o conjunto formado pelo LED e o guia de luz. Com um fero de solda, encolhi o espaguete de modo que o LED ficasse colado com o guia de luz, com isso a transmissão de luz para os faróis fica muito mais eficiente.
Fazendo isso de maneira cuidadosa, o conjunto pode ser encaixado no rebaixo que existe sob a cabine, deixando a instalação bem compacta. O mesmo acontece com o farol traseiro e o espaço necessário para a instalação do decoder e dos resistores não é de maneira nenhuma afetado.
Por mais fios que tenhamos que adicionar fios ao conjunto do decoder com os resistores, o espaço necessário para a instalação está preservado e suficiente para a instalação.
Como precaução e como foi descrito no artigo do Blog anterior, devemos cortar a pistas desnecessárias na placa da Frateschi, isolar com fita isolante as áreas onde iremos colocar o decoder e os resistores, devemos arrumar, da melhor maneira possível, os fios que ligam as lâmpadas e LEDs de modo que o fechamento da carcaça se dê sem problemas.
Feito isso, é só curtir o resultado.
Abaixo, um vídeo com os resultados.

Por enquanto é só, Amigos. Espero que tenham gostado e consigam tirar algum proveito desse texto.

Até uma próxima postagem.

J.Oscar