segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

QUE TAL TER UM CONTROLE WI-FI NA NOSSA MAQUETE DCC?

Olá Amigos!

Com o advento do sistema DCC uma série de facilidades nos foi disponibilizada e a adesão a essas facilidades foi total. Não se pode negar que há uma transição positiva entre o controle DC tradicional e o controle DCC, mas com toda tecnologia vem suas implicações e em muitos casos, adaptar-nos a ela é difícil, mas temos que seguir em frente e pelo menos curtir essas novas possibilidades.
Quem tem um controlador DCC tradicional sempre se deparou com a dificuldade que é ter um fio ligando o controle e mão (Throttle) a uma base perto da maquete. Por mais longo que seja esse ele sempre limitará a distância que poderemos chegar na maquete. 
Placas e Expansão MRC
Para contornar essa dificuldade, primeiramente criaram-se as estações remotas, placas de expansão, com conectores, distribuídas ao longo da maquete, onde o controlador de mão com seu cabo de ligação pode ser acoplado pelo usuário, de modo a se aproximar de uma região distante. No sistema DCC, depois que uma locomotiva/decoder recebe um comando, ela prosseguirá executando esse comando até que outro comando seja enviado então, podemos desligar o controlador da base e ligá-lo a uma dessas placas remotas sem que os trens deixem de funcionar e, a partir daí, volta-se novamente, a ter controle sobre os trens. Todos os fabricantes de controladores DCC fornecem essa opção, com mais ou menos sofisticação.
Com o tempo os fabricantes passaram a fornecer versões Wireless de seus controladores. O controle de mão, passou a ter uma ligação sem fio com a base, por meio de ondas de rádio, dispensando o uso de fios e cabos entre eles.
O cabo fornecido com o sistema Wireless serve mais para recarregar as baterias do controle de mão do que outra coisa, apesar de ainda poder funcionar conectado a base de controle.
Há quem pense que os comandos passam direto do controlador de mão para os decoders nas locomotivas, mas não, isso não acontece. O controle de mão, se comunica por ondas de rádio com a base do controlador e esta envia os comandos digitais por meio de fios ligados aos trilhos, como no sistema convencional com fio.
Todos os fabricantes mais conhecidos e tradicionais como a MRC, NCE, Digitraxx e Bachmann têm seu controle DCC Wireless, cada um mais ou menos sofisticados que o concorrente.
Existe um sistema tipo DCC em que a comunicação é dita ser feita diretamente entre o controle de mão e um módulo de rádio dentro da locomotiva. O módulo funciona como um decoder DCC, com todas as funções que se espera de um comando DCC e muitas outras utilidades próprias do sistema. 
O sistema se chama Rail Pro e é oferecido pela Ring Engineering (www.ringengineering.com/index.html) e parece ser bastante eficiente, de acordo com os vídeos de apresentação, mostrados no site do fabricante.  
Os fabricantes tradicionais de controladores DCC também oferecem acessórios para o seu controlador, como controles de mão avulsos, interfaces e placas de controles diversos. 
Você que tem um controlador DCC da MRC, pode comprar um controle de mão adicional com fio e ligá-lo a sua base e duas até três pessoas distintas podem controlar trens independentes na maquete, porém se com apenas um fio ligado à base já é incômodo operar um sistema DCC, imagine com dois ou mais fios ligados à mesma base. 
Para solucionar esse problema e a MRC lançou um adaptador Wireless para sua linha Prodige.

Kit de conversão Wireless
Por um preço mais em conta que um sistema totalmente Wireless você compra um controle de mão Wireless que vem com uma interface, que ligada a base MRC Prodige, permite um controle sem fio de sua maquete. A mesma interface permite que outros controladores de mão, também Wireless, funcionem com a mesma base. 
Esse controlador de mão, sem a interface, também é oferecido pela MRC, então, com uma mesma interface, vários controles de mão adicionais, podem ser usados com uma mesma base de controle.
Outros dois acessórios, também oferecidos pela MRC, são uma interface USB com fio e uma outra interface USB, sem fio, para ligarmos o nosso controlador DCC a um computador, o que nos permite uma série de novos recursos, como dois novos controladores (na tela do computador) que podem ser acessados baixando um programa direto da MRC e, por fim, para usarmos os recursos do JMRI que nos abrirá um leque ainda maior de possibilidades, como outros controles de mão adicionais no computador, ou a programação dos decoders direto pelo computador sem o uso da base e do controle de mão DCC.
O JMRI é um programa que nos permite interagir com os decoders sem necessidade de fazermos a programação deles com a base e o controle de mão do sistema. Através da tela do computador podemos calibrar, programar e modificar os parâmetros de um decoder.
É um programa livre e está disponível gratuitamente na Internet (http://jmri.sourceforge.net/) a quem se aventurar a trabalhar com ele.
Interfaces MRC com e sem fio
Minha experiência com o JMRI e o controlador MRC na calibração dos decoders, direto pelo computador, não foi muito proveitosa ainda, mas continuo estudando e testando o sistema para ver se consigo tirar dele todas as possibilidades que nos podem ser oferecidas. 
Mas existe uma facilidade que funcionou bastante bem comigo usando o JMRI e o MRC que é a possibilidade de controlar uma locomotiva usando o JMRI , o MRC e um telefone celular do tipo SmartPhone. 

MRC Wi-Fi
Usando um controlador DCC com uma interface USB, seja com fio ou sem fio, ligando-o ao seu computador e o JMRI, podemos controlar nossa locomotiva através de um telefone celular do tipo Smart Phone.
Seguindo as instruções que estão no JMRI para a sua marca de controlador DCC, um telefone celular e instalando-se um pequeno programa (que pode ser baixado gratuitamente na Play Store - Engine Driver (Android) ou AppStore - WiThrottle (IPhone)) podemos ter até três controladores Wireless pelo nosso celular , ou Tablet, controlando locomotivas em nossa maquete.
A primeira vista isso é bastante vantajoso, mas lembrem-se que ainda precisamos de um computador e uma interface USB que tem um custo e mesmo que seja relativamente mais baixo que um sistema DCC Wireless, ainda assim é um custo, sem contar o fato de que ainda precisaremos do computador para que o sistema funcione.
Porém, para os portadores do sistema MRC da linha Prodige, um novo acessório vem facilitar bastante a nossa vida.

MRC Wi-Fi

O que é isso?

O MRC Wi-Fi é um dispositivo que cria uma rede Wi-FI a partir de nosso controlador MRC Prodige que pode ser acessada pelo nosso telefone celular. 
A rede criada não dá acesso a Internet e não precisa nenhuma configuração adicional e só serve para ser usada pelo programa Engine Driver (Android) ou WiThrottle (IPhone). 
Basta conectar o dispositivo a uma das saídas do controlador MRC e ao ligá-lo, a rede é criada e está pronta para ser acessada pelo celular. Basta agora entrar na configuração de Wi-Fi do celular, localizar a rede MRCWi-Fi e conectar. Depois disso basta acessar o programa de controle Engine Driver (ou WiThrottle) e teremos até 3 controladores Wi-Fi pelo nosso celular. 
Depois disso, qualquer locomotiva DCC colocada na maquete será detectada pela rede e poderá ser controlada pelo telefone. Todos os botões de função (F0 a F28) estarão disponíveis para acesso, um controle deslizante de velocidade, teclas de seleção de direção (Forward e Reverse) e um botão de Parada de Emergência. 
A interface gráfica no telefone é totalmente reconfigurável, podendo-se usar um, dois ou três controladores no mesmo aparelho simultaneamente e ajustar valores de variáveis de configuração a interface, tais como a apresentação da velocidade em Porcetagem ou Steps, e vários outros parâmetros para um melhor entendimento.
Toda e qualquer modificação feita atravéz do JMRI se refletirá na tela do Engine Driver.
Por exemplo: Podemos reconfigurar os botões de função para que apresentem seus nomes em nosso idioma. Bell/Sino, Horn/Buzina e etc. Isso ficará gravado no decoder da locomotiva que for programada desse modo e ao acessarmos essa locomotiva, essas modificações se apresentarão também na tela do Engine Driver.
A segurança fica por conta de paradas automáticas se entrar uma ligação telefônica durante a operação e vários outros parâmetros. Pode-se usar até oito Smart Phones ou Tablets em uma mesma rede.
O acessório pode ser encontrado aqui no Brasil através da Brasil Hobbies (www.brasilhobbies.com.br) pelo custo de R$ 412,90 (392,25 a vista) ou pela Micromark (www.micromark.com) por US 79,95. Na Jim's Model Trains (www.jimsmodeltrains.com) está custando U$ 99,99 e na Model Train Stuff (http://www.modeltrainstuff.com) pelo custo de U$ 79,90.

Abaixo um vídeo mostrando como é simples usar o MRC WiFi em uma maquete.



Por enquanto é só, Amigos. Espero que tenha gostado dessa postagem e possam tirar proveito dela.

Até uma próxima vez.

J. Oscar

6 comentários:

  1. Prezado J. Oscar, primeiramente gostaria de elogiar pelos excelentes arquivos.

    Sou morador do Rio também e hobbysta. Tenho uma locomotiva DCC praticamente nova que parou de rodar apesar de aceitar demais comandos: som e luz. O modelo é da Atlas HO SD-24, equipada de fábrica com QSI's Quantum System. Saberia informar de alguém que faça manutenção? Muito obrigado. Rodrigo Venancio (97153-8229)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rodrigo
      Eu também tenho uma dessas. Como se deu o defeito na tua? Se não for nenhum mau contato entre o decoder e o motor (fio partido, por exemplo), muito provavelmente os drivers do motor queimaram e isso só poderá ser reparado trocando-se o decoder. Veja se a Atlas teria como substituí-lo ou até mesmo trocá-lo em garantia. Escreva para eles e veja as possibilidades. Eles normalmente são atenciosos com os produtos deles.
      Outra coisa que pode ser feita antes de um reparo seria tentar RESSETAR o decoder. Não me lembro como fazê-lo e nesse modelo ainda tem aquela maldita chavinha com imã que nunca usei.
      No caso de um reparo do decoder posso sugerir entrar em contato com o João CNNBatista no facebook. Ele mexe com microeletrônica e talvez tenha como ajudá-lo.
      Saudações
      J.Oscar

      Excluir
    2. Prezado Oscar, primeiramente gostaria de agradecer sua atenção. Obrigado pelas dicas e orientações.

      Ficarei no aguardo de novos artigos aqui no seu Blog considerando que são poucos os conteúdos disponíveis no Brasil com essa qualidade e didática. Abraço.

      Excluir
  2. Correção no meu comentário: Excelentes arquivos = Excelentes artigos.

    ResponderExcluir
  3. Ola boa noite J.Oscar. Estou iniciando no hobby agora e gostaria de tirar umas duvidas. Quero montar uma maquete ja com dcc e a possibilidades de controlar fora as locomotivas controlar os desvios tbm? Qual dcc vc me recomendaria para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dougmodels
      Desculpe-me a demora em responder, mas com quem é vivo sempre aparece, aqui vai minha resposta.
      Vou te confessar que essa é uma parte do mundo DCC que ainda não estudei, então minha resposta pode ser um tanto vaga, mas se o sistema DCC que você for comprar for homologado pela NMRA, ele deverá ser compatível com qualquer marca de controlador ou de decoders que você escolhwer. O modo de operação de cada um pode diferenciar entre um e outro, mas todos devem funcionar a contento. O mais completo (e mais caro também) é o Digitraxx, tendo inclusive uma grande linha de decoders de desvios e circuitos de controle de blocos e etc. Tem também o NCE e tem o MRC que é o que eu pessoalmente uso, mas ainda não me interessei muito no tópico de controle dos desvios, pelo simples fato de atualmente não ter uma maquete pessoal em que possa aplicar esses conhecimentos.
      Pessoalmente eu acho desnecessário e complicado ter desvios controlados por DCC, principalmente em uma pequena.
      Estou com planos de construir uma nova maquete para mim, mas isso ainda poderá demorar um tempo e entre outras coisas, pretendo usar um decoder de desvios, mas isso ainda e projeto e sem prazo para ser concluído.
      Saudações
      J.Oscar

      Excluir